sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Passado na mesa de bar



A idéia de mudar o passado é das maiores descobertas que fiz no presente. Tenho um apego com o tempo e a memória que só agora compreendo com mais clareza.

Muito, muito além da simples nostalgia – sentimento meio bobo e pouco funcional – o passado é uma fonte de aprendizado, inspiração e explicação para o futuro.

Teorias metafísicas a parte, tive problemas sérios com isso. Pouca gente compreende esse meu convívio com o passado e o jeito com que lido com ele. Para mim, esse cara é como um amigo de boteco.

Ele chega de leve, senta-se ao meu lado, pede mais uma e seguimos num bate-papo sem pretensão, cheio de histórias e aprendizados.

Outro dia ele se aproximou com um problema daqueles. Estava triste, o Passado... De dar dó! Coloquei o amigo no ombro e ouvi sua lamúria com atenção.

Outro sujeito, um tal de Futuro, vendo aquilo não se conformou com o tempo dispensado ao passado.
Foi  duro comigo e disse algo assim:

- Não se apegue a esse pobre coitado! Olhe pra frente!

Indignado retruquei:

- Mas, futuro, não diga isso. O Passado precisa de socorro... Não seja tão insensível.

O futuro, com sua empáfia, não arredou:

- Passado não muda, rapaz! O que foi triste continuará triste! Conheço esse cara e sei do que estou falando.

Não me deixei dobrar. Pedi uma caipirinha, mais uma gelada e o Passado foi mudando sua fisionomia. O amigo recordou os bons tempos e viu que o seu problema não era tão grave assim. Outros amigos juntaram-se a nós.

Lá estava a Saudade -  moça linda que só - e Mocidade chegou em seguida, toda faceira, com a filha, de vestido rodado: a menina Infância.

Também juntou-se a nós dona Memória, figura inteligente e elegante, apesar da idade avançada. Inteirona, estava preocupada com uma doença nova, mas diante de uma roda tão inspirada, esqueceu tudo...

Futuro continuou no balcão, carrancudo e sem graça.  Passado, aliviado das suas dores, chamou o casmurro.

- Chega mais, seu Futuro. Deixe de coisa... Venha pra cá que eu garanto: amanhã será um novo dia.

Com nariz torcido, Futuro atendeu ao convite. Quando puxou a cadeira, na porta do bar, algo lhe roubou o olhar.

Como era linda aquela princesa. Tinha cabelos dourados e um sorriso que iluminava o mundo. Não era possível desgrudar os olhos dela.

Veio na direção da nossa mesa. Eu, Passado e Futuro nos levantamos prontamente. A bela sentou-se e éramos só sorrisos. O futuro ficou definitivamente apaixonado. Passado nem lembrava qual era o problema do início da noite.

Discretamente, para que Futuro não ficasse enciumado, me aproximei e perguntei seu nome.

Com voz doce e amável, respondeu:

- Esperança!

5 comentários:

  1. Ronald, amigo, que lindo! Uma frase me chamou a atencao: "Passado nao precisa de socorro..."

    Adorei, vc se supera cada vez mais...
    Bjo! Bia

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Gostei! Bj
    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto!!! Para mim, “passado” é a oportunidade que a vida nos dá para renovar o “presente”. bjsss

    ResponderExcluir